Uma das queixas mais comuns que aparecem nas pesquisas de clima organizacional nas empresas ou nas conversas de corredor são os famigerados “problemas de comunicação”. As pessoas usam esse rótulo para expressar uma infinidade de sentimentos em relação ao que ocorre nas empresas.
Reclamar da comunicação pode ser a forma usada pelos colaboradores para dizer que não estão satisfeitos com uma política ou procedimento da organização. Pode ser também um sinal de que gostariam de receber mais feedback ou, então, de que eles não se sentem suficientemente envolvidos ou reconhecidos nas decisões da empresa.
Na perspectiva da liderança, as queixas de comunicação podem indicar que há falhas na interação pontual entre gestores e equipes: às vezes porque a confiança ainda não foi construída ou porque o gestor não se sente totalmente preparado ou não dá a devida prioridade à tarefa de se comunicar com sua equipe. Isso é um desafio muito comum nas empresas, com quadros enxutos e gestores assumindo cada vez mais jovens a tarefa de liderar pessoas.
Por fim, os problemas de comunicação podem ser apenas um sintoma de que os processos não estão suficientemente estruturados. Quando as responsabilidades, tarefas e interfaces não estão bem definidas, a qualidade dos resultados depende fortemente da interação entre as pessoas. Num cenário como esse, os riscos são altos e as pessoas atribuem os problemas que invariavelmente ocorrem a falhas na comunicação – como se isso explicasse todo o cenário.
Nesse, e em outros casos, a comunicação não é a causa, mas o sintoma de outros problemas vividos pela organização. Por isso, não basta atacar o sintoma e somente reduzir a febre. É necessário identificar de forma mais abrangente o que está ocorrendo na organização e quais medidas, além daquelas relacionadas à comunicação, devem ser tomadas para melhorar as relações e os resultados da empresa.
A imagem a seguir mostra os vários fatores que podem estar escondidos por trás das queixas referentes à comunicação nas empresas:
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