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Accountability: as lições de O Mágico de Oz

O que a história de O Mágico de Oz tem a ver com a accountability? Essa foi uma forma lúdica que três consultores (Roger Connors, Tom Smith e Craig Hickmann) utilizaram para falar sobre accountability e como criar uma cultura de responsabilidade nas empresas. A iniciativa dos três resultou na publicação de um livro: O Princípio De OZ: Como usar o accountability pra atingir resultados excepcionais.

Para entender como essa metáfora pode ajudar as pessoas no processo de responsabilização pessoal e accountability, vamos antes relembrar um pouco da história de O Mágico da Oz, um livro que ganhou várias versões para o cinema, a mais famosa delas estrelada por Judy Garland.

O Mágico de Oz conta a história de Dorothy, uma menina que vive no Kansas, numa fazenda, e que um dia é levada por um tornado para uma terra mágica e distante: a Terra de Oz. Na tentativa de voltar para casa, ela sai em busca do Mágico de Oz, seguindo sempre uma estrada de tijolos amarelos. No caminho, Dorothy encontra três novos amigos: o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde.

Agora companheiros de viagem em busca do Mágico de Oz, os quatro querem e sonham com alguma coisa: Dorothy quer voltar para casa; o Leão quer ganhar coragem; o Homem de Lata sonha com um coração; e o Espantalho deseja um cérebro.

Os quatro juntos se põem a caminho à procura do Mágico de Oz, colocando nas mãos desse ser especial o poder e a responsabilidade de tornar real aquilo que desejam. E esse é o ponto em que a história nos convida a falar de accountability!

O caminho para accountability

A estrada que leva para a accountability passa por sair de um postura de vítima ou refém para assumir uma postura de protagonista. Em vez de atribuir a outra pessoa a responsabilidade pelo nosso desenvolvimento (nos colocando numa posição de impotência) a accountability exige reconhecer a própria responsabilidade e se enxergar como alguém capaz de agir e de fazer escolhas. Isso está relacionado ao conceito de above the line e below the line, que já vimos em outro artigo desta série.

O grande aprendizado na história de Oz acontece quando os quatro amigos encontram o Mágico e descobrem que já possuíam dentro de si (ou nos próprios pés, no caso de Dorothy) o poder necessário para conquistar os resultados que desejavam.

A cena no filme é linda é mostra como às vezes ficamos na dependência de agentes e fatores externos (um diploma, uma medalha, o elogio público de alguém) para reconhecer em nós qualidade e capacidades que já temos.

Cena de O Mágico de Oz (Warner Bros®)

O Princípio de Oz

Com base nessa trajetória, Roger Connors, Tom Smith e Craig Hickmann estabeleceram um modelo de quatro passos para construção de accountability. Essas etapas são: See (ver), Own (apropriar-se), Solve (solucionar) e Do (fazer). Cada uma dessas etapas é inspirada nos personagens de O Mágico de Oz, como mostra a figura a seguir:

Lições do Mágico de Oz: Os 4 passos para accountability

Quando se fala de accountability, protagonismo e responsabilidade pessoal, a história de O Mágico de Oz traz importantes lições. A mais importante delas é:

Não espere que todos os seus problemas vão se resolver sozinhos. E não fique aguardando uma fada madrinha! Precisamos reconhecer a nossa própria responsabilidade e capacidade de realizar: crescer e aprender no convívio com o outro, mas não atribuir a ele uma tarefa que é nossa!

Para saber mais sobre accountability, não perca os outros artigos desta série especial sobre o tema.

 

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