Sou Angela Halat Portugal, consultora, professora universitária e fundadora da Beehavior, uma empresa de consultoria e capacitação nas áreas de estratégia, cultura organizacional e formação de lideranças.
As pessoas que não me veem há bastante tempo podem se surpreender com esse foco de atuação. Afinal, foram quase 20 anos trabalhando nas áreas de marketing e comunicação, desenvolvendo estratégias para o ponto de venda, gerenciando projetos, realizando eventos, visitando clientes e trabalhando junto com os “donos” do negócio – sejam eles o fundador da empresa, o diretor ou os gestores de vendas e operações. Essa parceria com as áreas de negócios me ensinou muito e hoje define, em grande parte, o estilo de atuação da Beehavior.
O que me trouxe, então, à área de desenvolvimento e cultura organizacional? Essa decisão é fruto de uma combinação de ações planejadas e fatos imprevisíveis, que juntos me permitiram resgatar talentos e descobrir novos potenciais.
Os planos de sair da área de marketing e abrir meu próprio negócio já eram antigos. Mas foram acelerados quando, em 2015 (em meio à crise econômica), perdi meu emprego numa multinacional suíça, junto com várias outras pessoas. Essa não é uma experiência fácil, mesmo quando você já tem planos de sair. Afeta a autoestima e te deixa sem referências. Mas, ao mesmo tempo, traz novas perspectivas e muda você para sempre.
Eu nunca voltei a procurar um emprego formal. Por quase um ano, experimentei várias atividades (remuneradas ou não), estudei muito e plantei as minhas árvores na chácara que compramos com meu pai (um sonho realizado também nesse período). Tudo isso abriu caminho para novas experiências que ajudaram a criar a Beehavior.
Entre as experiências desse período que transformaram minha carreira, destaco algumas a seguir.
Os livros para a Editora Senac e o comportamento do consumidor
Escrevi quatro livros para a Editora Senac São Paulo. Eles são usados como material de apoio nos cursos de pós-graduação a distância e também estão à venda em formato digital. É um trabalho muito desafiador, que requer revisitar a teoria, contextualizá-la e escrever de um jeito que seja atrativo para quem estuda sozinho.
Um desses livros (disponível aqui) enfoca o comportamento do consumidor. São mais de 300 páginas; um trabalho de que me orgulho muito e que exigiu que eu me aprofundasse em questões de psicologia, antropologia, cultura e outros elementos necessários para entender o comportamento do consumidor.
Foi aí que veio o estalo: o que me interessava não era só o comportamento do consumidor, mas o comportamento e as relações humanas em geral – especialmente no ambiente organizacional. É por isso que a empresa ganhou o nome Beehavior. Um trocadilho com as palavras behavior (comportamento) e bee (abelha), em inglês.
O início na consultoria com um parceiro e amigo de outro planeta
Dos reencontros dessa etapa, o mais importante foi com meu amigo e parceiro de trabalho Marciano Cunha, da Acreditte. Fomos colegas de mestrado, mas há anos não nos víamos. O Marciano foi quem meu deu a oportunidade de iniciar o trabalho de consultoria.
Em razão da minha experiência com as equipes de negócios, em 2016 começamos a trabalhar juntos em convenções de vendas e workshops e, desde então, tive o prazer de estar ao lado dele em projetos de desenvolvimento organizacional para grandes empresas.
Com o Marciano, não apenas aprendi as melhores práticas de consultoria e facilitação, mas também fui contagiada pelo senso de propósito fantástico que ele demonstra todos os dias no seu trabalho. Obrigada, meu amigo!
Ao reencontrar o Marciano, professor por vocação, retomei também o meu trabalho na universidade. Como professora dos cursos de pós-graduação e educação executiva na PUC-PR e nas Faculdades da Indústria/IEL, pude ganhar uma enorme experiência em trabalhar com diversos públicos, exercitando a capacidade de dialogar e de facilitar processos.
Desenvolvendo-se como pessoa e como consultora
O chamado para atuar na área de desenvolvimento e cultura organizacional já existia. Mas, como capricorniana exigente, eu precisava também me capacitar e me sentir preparada para esse novo desafio. E é aí que entra a formação da Lumo em liderança e consultoria de processos de desenvolvimento.
Ao longo de quase dois anos, com os melhores mentores e os melhores colegas que eu poderia encontrar, tive, antes de mais nada, a oportunidade de me desenvolver e fortalecer como ser humano em todas as suas dimensões. Uma condição fundamental para quem se propõe a ajudar outras pessoas e empresas com seu trabalho.
A formação da Lumo abriu caminho para várias outras iniciativas de desenvolvimento.
Isso faz parte da nossa essência como Beehavior: buscar novas experiências, ampliar perspectivas, conectar ideias e histórias diferentes, de uma forma sempre leve e profunda. São marcas do nosso trabalho, assim como nosso olhar integrado das pessoas, da cultura e dos negócios. Sem isso, como diria Peter Drucker, a estratégia é devorada já no café da manhã e cai por terra antes do almoço.
Trabalhamos junto das lideranças do negócio: falamos sua linguagem, compreendemos as suas dores e também seus sonhos de fazer a empresa crescer com oportunidades de crescimento também para as pessoas que nela trabalham.
Sabemos que a estratégia e a gestão do dia a dia dependem fundamentalmente da capacidade de tomar boas decisões; e decisões são tomadas por pessoas. Nosso objetivo na Beehavior é ajudar as lideranças a estarem mais preparadas e fortalecidas para tomar as decisões necessárias para gerenciar os negócios, engajar equipes e ter um impacto positivo no mercado e na sociedade em que atuam.
Estamos à sua disposição para ajudar! Queremos conhecer a sua história.
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