2020 não foi igual para todos. Algumas empresas comemoram um enorme crescimento nas vendas. Outras lutaram para não fechar as portas. Algumas famílias, infelizmente, experimentaram a dor de perder pessoas queridas. Outras viveram a alegria da chegada de um novo bebê.
Para todos, porém, 2020 foi desafiador: o grande desafio de tocar a vida buscando algo perto da normalidade, em um cenário totalmente anormal. E agora, perto de encerrar este ciclo, o que podemos esperar para o ano de 2021?
O que sabemos é que será mais um ano desafiador. E, para dar conta dos desafios, o que podemos desejar é que, em 2021, todos tenham coragem e cuidado. Essas virtudes especialmente são importantes para a liderança. Nós precisamos de líderes corajosos.
Líderes com coragem para fazer o que é necessário, e não aquilo que é mais fácil ou mais popular. Coragem para remar contra a corrente, quando o que está em jogo são os valores mais profundos. Ou para mudar a direção, reconhecer o erro e aprender um novo jeito de fazer as coisas sempre que necessário.
Coragem para gerar incômodo e para ajudar as pessoas a irem além. Coragem para desafiar o senso comum, que pode até trazer um certo conforto, mas nunca foi capaz de gerar novas respostas para novos desafios. E como precisamos de novas soluções!
Precisamos de coragem para entender que o consenso pode até ser desejável, mas nem sempre é possível. E que, por isso, é necessário às vezes tomar a iniciativa, assumir riscos, saber lidar com as críticas. Inspirando e engajando as pessoas com exemplos, e não só com palavras.
Precisamos de líderes com coragem suficiente para dizer que estão com medo, mas que é preciso seguir em frente mesmo assim.
E, junto com a coragem, 2020 nos ajudou também a entender a importância do cuidado. Cuidar da saúde e do bem-estar da nossa família e das pessoas que trabalham ou convivem conosco.
Cuidado para não deixar que um excesso de arrojo ou vaidade nos leve a decisões ruins, que colocam em risco o futuro dos negócios e, o mais importante, a segurança das pessoas. Cuidado para ouvir, inclusive o que não está sendo dito.
Cuidado para reconhecer que as pessoas podem estar animadas e dispostas a iniciar um novo caminho, mas precisam de ajuda para dar os primeiros passos e para chegar até o fim.
Cuidado consigo mesmo: dando atenção à própria saúde, sendo gentil consigo mesmo, encontrando momentos para respirar e para se inspirar.
Coragem e cuidado! É o que desejamos em 2021 para todos nossos amigos, clientes e parceiros! Felicidade e saúde para todos!
Veja este conteúdo também em vídeo! Assista o vídeo abaixo e inscreva-se em nosso canal para ter acesso a informações e conteúdos que vão ajudar você na gestão da sua empresa e dos seus negócios.
Quer apoiar suas lideranças em seu processo de experimentação e mudança?
A Beehavior pode ajudar. Entre em contato conosco.